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Simuladores e Tabuleiros

“Politron: Da Teoria à Prática, Moldando Líderes da Gestão de Operações baseados no Conhecimento”

 

1. Título do Jogo/Simulação: POLITRON INTERNET: Planejamento Programação e Controle da Produção na prática com Business Game – POLITRON

2. Descrição: o POLITRON INTERNET é um jogo de simulação empresarial inovador. Aqui, os participantes têm a oportunidade única de gerenciar uma fábrica, enfrentando desafios e tomando decisões cruciais ao longo de períodos simulados. Desde a previsão de vendas até a liberação de ordens de produção, este jogo oferece uma experiência imersiva que combina teoria e prática, preparando os jogadores para o mundo real dos negócios.

3. Objetivos de Aprendizagem: O treinamento tem por objetivo apresentar um quadro conceitual de análise para auxiliar na formulação, avaliação e desenvolvimento de modelos para gestão da produção e estoques.

 – Compreensão Profunda de Sistemas: Aprenda os fundamentos dos sistemas de administração da produção, MRP, MPS, CRP e ERP.

 – Habilidades de Planejamento: Desenvolva habilidades em previsão de vendas, gestão de estoques e planejamento de produção.

 – Tomada de Decisão: Avalie e recalibre decisões com base em feedbacks em tempo real.

 – Desenvolvimento Interpessoal: Cultive habilidades como comunicação, trabalho em equipe, negociação e liderança.

 – Visão Analítica: Analise o desempenho do planejamento e identifique áreas de melhoria.

4. Como Utilizar: O jogo é aplicado de forma intercalada à exposição e discussão de conteúdo. Durante o treinamento, os participantes organizam-se em equipes multidisciplinares para gerenciar uma empresa, realizando atividades práticas com apoio do instrutor. O esquema do treinamento pode ser alterado com maior carga assíncrona de atividades e também dependendo do papel que será desempenhado pelo docente da Instituição de Ensino.

5. Tempo Necessário: 20h a 30h

6. Recursos Necessários: Computadores com acesso à internet.

Desde a década de 1990, o POLITRON INTERNET tem sido uma ferramenta confiável no treinamento de milhares de profissionais no ambiente corporativo. Agora, essa rica experiência e metodologia comprovada estão disponíveis para o público acadêmico. O POLITRON INTERNET é mais do que um simples jogo; é uma plataforma educacional avançada que simula os desafios reais do mundo dos negócios. Integrando-o ao currículo, você estará alinhando-se às tendências modernas de ensino e garantindo que seus alunos estejam equipados para enfrentar situações práticas com confiança e competência. Com o POLITRON INTERNET, você eleva o padrão de ensino em sua instituição. Escolha a excelência e a experiência; escolha o POLITRON INTERNET.

“SELL.fish: Desenvolvendo líderes para o século XXI, geradores de valor com sustentabilidade!”

 

1. Título do Jogo/Simulação: SELL.fish – Um Jogo de Tabuleiro Para o Desenvolvimento Sustentável

2. Descrição: É um envolvente jogo de tabuleiro para toda a família, combinando diversão intensa com competição acirrada. Projetado para jogadores a partir dos 10 anos, este jogo não é apenas uma atividade recreativa, mas também uma ferramenta educacional que introduz o conceito da tragédia dos bens comuns.

À medida que os jogadores avançam pelo tabuleiro, são confrontados com situações que espelham os desafios reais do uso excessivo de recursos renováveis. Cada decisão tomada pode levar à prosperidade ou à exaustão dos recursos, tornando cada jogada uma escolha estratégica crucial.

Mas SELL.fish vai além da mera competição. Ele incentiva os jogadores a colaborar e a pensar juntos em soluções para evitar a superexploração. Através de negociações, alianças e planejamento conjunto, os jogadores aprendem a importância do uso sensato e colaborativo dos recursos.

3. Objetivos de Aprendizagem: A experiêncis criada com o jogo SELL.fish tem como meta primordial formar estudantes e futuros cidadãos que estejam plenamente alinhados aos princípios de uso sustentável dos recursos renováveis, evitando a superexploração e degradação desses bens preciosos.

No que tange às habilidades, o jogo se empenha em criar oportunidades para o pensamento crítico e sistêmico robusto nos alunos, capacitando-os a dissecar problemas complexos e a perceber as interconexões intrincadas entre variados elementos e agentes. Uma ênfase especial é dada à comunicação, para que os estudantes entendam a importância de dialogar, debater, argumentar logicamente e alcançar consensos. O jogo também se propõe a fortalecer habilidades de colaboração e trabalho em equipe, essenciais para uma participação coletiva eficaz na gestão de recursos. Além disso, os alunos serão colocados em situações em que precisarão resolver conflitos, promover a compreensão e a realizar a autogestão de emoções.

No domínio das atitudes, o jogo visa difundir um profundo senso de responsabilidade socioambiental nos estudantes, incentivando um sentimento genuíno de pertencimento e cuidado com os recursos coletivos. É dada ênfase à ética e à transparência, garantindo que os alunos cumpram acordos e sejam responsáveis por suas ações. O engajamento ativo nos processos coletivos de gestão é incentivado, assim como a flexibilidade para dialogar.

Em relação aos conhecimentos, o jogo é uma plataforma perfeita para que os estudantes dominem os princípios e dinâmicas da gestão de recursos compartilhados. Com o apoio docente eles poderão capacitar-se para participar de maneira informada e eficaz. O impacto humano sobre o meio ambiente e os princípios da sustentabilidade podem ser explorados a fundo, reforçando a responsabilidade socioambiental durante o fechamento do jogo.

Em suma, o jogo SELL.fish não é apenas uma atividade lúdica, mas uma ferramenta pedagógica poderosa que busca preparar os jogadores para os desafios reais da gestão sustentável. Ele combina elementos interativos com situações práticas, permitindo que os estudantes vivenciem, em um ambiente relativamente controlado, os dilemas e decisões que enfrentarão no mundo real. Ao final da experiência, esperamos que os jogadores não apenas tenham adquirido conhecimentos e habilidades valiosas, mas também tenham internalizado os valores e atitudes necessários para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo o uso responsável e sustentável dos recursos renováveis.

4. Como Utilizar: O jogo é aplicado de forma interativa, com os participantes se envolvendo diretamente na tomada de decisão dos recursos de pesca e na negociação para alcançar o melhor uso possível dos recursos comuns.

5. Tempo Necessário: 60 a 90 min por partida

6. Recursos Necessários: jogo SELL.fish e uma mesa

Experiências na natureza que mesclam ação e reflexão
no gerenciamento de projetos

 

1. Título do Jogo/Simulação: Trilha Gantt – Vivência em Gestão de Projetos na Natureza

2. Descrição: A Trilha Gantt é uma experiência única que combina a beleza da natureza com os desafios da gestão de projetos. Em um ambiente agradável e distante da rotina corporativa, os participantes são conduzidos por um roteiro pré-definido, repleto de atividades que simulam situações reais enfrentadas em projetos empresariais. Cada etapa da trilha é cuidadosamente planejada para revelar padrões de comportamento da equipe, seus pontos fortes e áreas de melhoria. Além de proporcionar aprendizado técnico, a Trilha Gantt fortalece a integração da equipe, promovendo um ambiente de colaboração e desenvolvimento de relacionamentos.

3. Objetivos de Aprendizagem: A Trilha Gantt tem como objetivo principal aprimorar as habilidades dos participantes em gestão de projetos, baseando-se nas práticas adotadas pelo PMI – Project Management Institute. Durante a experiência, os seguintes conceitos são explorados:

– Iniciação de Projeto

– Planejamento e Controle

– Alocação de Recursos

– Gestão de Prazo, Custos e Riscos

– Comunicação Efetiva

– Equilíbrio entre Escopo, Prazo e Custo

– Lições Aprendidas

– Liderança e Organização

Além do aprendizado técnico, a vivência promove a integração da equipe, reforça boas práticas e identifica pontos de melhoria.

4. Como Utilizar: A Trilha Gantt é uma experiência completa, desde o transporte até a permanência no local. A equipe da salaVIVA se encarrega de todos os detalhes, incluindo transporte, hospedagem, refeições, equipamentos, impressos, monitoria, fotografia e segurança. Os participantes apenas precisam estar prontos para uma jornada de aprendizado e integração.

5. Tempo Necessário: A duração pode variar, mas geralmente é um dia completo de atividades.

6. Recursos Necessários: Todos os recursos são fornecidos pela equipe da salaVIVA, incluindo transporte, equipamentos e materiais necessários para as atividades.

A Trilha Gantt é mais do que um simples treinamento; ao se afastar do ambiente familiar da empresa e mergulhar na natureza, os participantes têm a oportunidade de ver os desafios da gestão de projetos sob uma nova perspectiva, fortalecendo habilidades e construindo relacionamentos mais fortes.
Escolha a Trilha Gantt para uma experiência de aprendizado inesquecível.

As experiências promovidas na natureza durante a Trilha Gantt procuram trazer novos significados para as principais questões de gestão de projetos da empresa. Aumentam a retenção dos aprendizados para gerar resultados na organização.

“2tonnes: Transformando a teoria climática em ação – A transição para o baixo carbono começa no conhecimento”

 

1. Título do Jogo/Simulação: A Oficina de 2tonnes – Explorando o Futuro para o Clima

2. Descrição: O jogo “2tonnes” é uma oficina imersiva projetada para explorar o futuro e agir coletivamente em prol do clima. Em um período de três horas e trabalhando em equipes, os participantes são convidados a descobrir os mecanismos individuais e coletivos da transição para uma sociedade de baixo carbono, projetando-se até 2050 e identificando o papel que desejam desempenhar nessa transição.

O jogo destaca a importância da influência na transformação da sociedade, permitindo que os jogadores explorem maneiras de influenciar debates e afetar os outros, seja através da conscientização ou da ação direta pelo clima. “2tonnes” é uma ferramenta educacional que permite uma compreensão sistêmica das questões climáticas, levando em consideração as dimensões individuais e coletivas do tema. Ele é projetado para ser acessível tanto para novatos quanto para especialistas em mudanças climáticas, servindo como um jogo sério que promove discussão e debate. Os participantes têm a oportunidade de se colocar no lugar de tomadores de decisão, como ministros, e até mesmo interagir com figuras proeminentes para discutir questões climáticas.

3. Objetivos de Aprendizagem: O jogo “2tonnes” foi projetado para proporcionar uma experiência educacional profunda, permitindo que os participantes compreendam e internalizem a importância da transição para uma sociedade de baixo carbono. Cognitivamente, o jogo busca desenvolver a capacidade dos jogadores de analisar e avaliar as consequências de suas ações, tanto no nível individual quanto coletivo, em relação ao uso sustentável dos recursos e à redução das emissões de carbono. Eles são incentivados a aplicar o pensamento crítico ao tomar decisões, ponderando os prós e contras de cada ação, e a sintetizar informações de várias fontes para criar estratégias eficazes de redução de carbono.

Além disso, “2tonnes” visa aprofundar o entendimento dos jogadores sobre as complexidades das mudanças climáticas e os desafios associados à transição para uma sociedade neutra em carbono. Espera-se que, ao final do jogo, os participantes possam explicar os conceitos-chave associados às mudanças climáticas, identificar as principais fontes de emissões de carbono e descrever as ações que podem ser tomadas para mitigar essas emissões.

Afetivamente, o jogo busca cultivar uma forte sensação de responsabilidade e pertencimento entre os jogadores. Através da experiência imersiva, os participantes são incentivados a refletir sobre seu papel na sociedade e a desenvolver uma conexão emocional com o objetivo de criar um futuro sustentável. O jogo também promove atitudes de cooperação, à medida que os jogadores trabalham juntos para enfrentar desafios e tomar decisões que beneficiem o coletivo.

Em sua essência, “2tonnes” não é apenas um jogo, mas uma jornada educacional. Ele desafia os jogadores a pensar, refletir e agir, equipando-os com o conhecimento, as habilidades e as atitudes necessárias para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e contribuir para a criação de um mundo mais sustentável.

4. Como Utilizar: A oficina envolve uma simulação com 8 rodadas de ações individuais e coletivas, seguida de uma discussão para interpretar os resultados, destacar as principais lições e brainstorm para inventar novas ações.

5. Tempo Necessário: A oficina dura entre 3h e 3h30.

6. Recursos Necessários: A oficina é realizada presencialmente ou à distância, e é orientada por um facilitador. É destinada a um grupo de 6 a 15 participantes.

 

Fonte: https://www.2tonnes.org/

“Fishbanks: onde a estratégia se encontra com a sustentabilidade. Descubra se você tem o que é preciso para vencer com sustentabilidade.”

 

1. Título do Jogo/Simulação: Fishbanks – Uma Simulação de Pesca Multijogador

2. Descrição: O jogo “THE FISH BANKS LTD. GAME”, desenvolvido por Dennis Meadows, é uma simulação de tabuleiro que coloca os jogadores no comando de empresas pesqueiras. Ao assumirem os papéis de capitães e tripulantes, os jogadores competem entre si, gerenciando suas próprias companhias pesqueiras. Cada empresa começa o jogo com a mesma quantidade de dinheiro, barcos e tecnologia. Os jogadores, em equipe, elaboram estratégias sobre compra e venda de navios, locais de pesca e como gerenciar suas frotas sem esgotar os estoques de peixes, tudo isso em competição direta com as equipes adversárias.

3. Objetivos de Aprendizagem:

– Desenvolver a capacidade dos jogadores de analisar e avaliar as consequências de suas decisões em um ambiente de recursos compartilhados, ponderando os prós e contras de cada ação.
– Aprofundar o entendimento dos jogadores sobre as complexidades da gestão de recursos renováveis, incluindo fatores como variações nos estoques de peixes e nas taxas de captura.
– Incentivar os jogadores a aplicar o pensamento estratégico e tático ao decidir sobre a compra, venda e localização de pesca, considerando tanto os benefícios imediatos quanto os impactos a longo prazo.
– Promover a compreensão dos jogadores sobre a inter-relação entre ação individual e coletiva e seus efeitos no ecossistema.

– Cultivar uma sensação de responsabilidade entre os jogadores, incentivando-os a refletir sobre o impacto de suas ações não apenas em seu próprio sucesso, mas também na sustentabilidade do ecossistema.
– Promover atitudes de colaboração, à medida que os jogadores são incentivados a trabalhar juntos e a negociar para enfrentar desafios e tomar decisões que beneficiem o coletivo.
Desenvolver uma consciência sobre a importância da gestão sustentável dos recursos renováveis, levando os jogadores a valorizar a preservação dos recursos para as gerações futuras.

4. Tempo Necessário: 3h

5. Recursos Necessários: Mesa para os grupos e computador para o docente simular os resultados.

6. Aplicações de Cursos: O jogo é adequado e fornece insights para todos os níveis de idade. O jogo foi utilizado na educação do ensino fundamental e médio, para graduandos, pós-graduandos e gerentes de uma variedade de campos. O jogo pode ser ensinado em qualquer curso universitário em que a dinâmica de cooperação, competição, gestão de recursos e negociação seja relevante. A simulação é ideal para cursos de Economia, Estratégia, Negociações, Sustentabilidade, Estudos Ambientais, Política Pública, Economia de Recursos, Liderança e Formação de Equipe.

“Aprenda os conceitos básicos e torne-se um líder em mudança climática com Climate Fresk!”

 

1. Título do Jogo/Simulação: Climate Fresk – Workshop Colaborativo sobre Mudanças Climáticas

2. Descrição: O jogo “Climate Fresk” é uma ferramenta educacional interativa que mergulha os participantes no mundo complexo das mudanças climáticas, proporcionando uma compreensão profunda e prática dos desafios associados e da necessidade de ação sustentável. Através de sua abordagem baseada em evidências, os participantes são introduzidos à ciência por trás das mudanças climáticas, utilizando informações provenientes de publicações científicas respeitadas, como os relatórios do IPCC. Esta base sólida de conhecimento permite que os jogadores analisem e avaliem as causas e efeitos das mudanças climáticas, percebendo a natureza sistêmica dos desafios associados.

3. Objetivos de Aprendizagem: O workshop visa fornecer uma educação de qualidade sobre o clima, ajudar os participantes a compreenderem a natureza sistêmica dos desafios climáticos, e habilitá-los a ter uma conversa aberta e positiva sobre soluções climáticas. À medida que avançam no jogo, os participantes são incentivados a aplicar o pensamento crítico ao considerar soluções para os desafios climáticos. Eles ponderam os prós e contras de diferentes abordagens e estratégias, equipando-se com o conhecimento necessário para participar de discussões informadas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Esta jornada cognitiva é complementada por uma profunda experiência afetiva. Os jogadores são imersos em uma sensação de responsabilidade e urgência, refletindo sobre o impacto de suas ações e decisões no clima global. A colaboração e a cooperação são incentivadas, à medida que os jogadores trabalham juntos para entender e abordar os desafios das mudanças climáticas, desenvolvendo uma conexão emocional com o objetivo de criar um futuro sustentável.

O “Climate Fresk” não é apenas uma experiência de aprendizado, mas também uma chamada à ação. Os participantes são incentivados a se tornarem defensores informados da ação climática em suas comunidades. Equipados com as ferramentas e o conhecimento adquiridos no jogo, eles estão preparados para influenciar positivamente os outros e promover a ação climática em suas comunidades e além. Através desta abordagem integrada, o “Climate Fresk” busca não apenas informar, mas também inspirar e capacitar seus jogadores a se tornarem agentes de mudança no combate às mudanças climáticas.

4. Como Utilizar: O workshop pode ser realizado presencialmente ou online, com um facilitador para cada grupo de 6 a 20 participantes. Existem versões para adultos e crianças (9+).

5. Tempo Necessário: Aproximadamente 3 horas.

6. Recursos Necessários: Uma conexão à internet para workshops online, além de material didático.

7. Aplicações de Cursos: Ideal para qualquer curso, organização, ou comunidade que deseja entender e agir sobre as mudanças climáticas.

Fonte: https://climatefresk.org/

“Transforme seu ensino! Jogos além da diversão, descubra como garantir o efetivo aprendizado baseado em jogos e simulações.”

 

Sabemos que o desejo de capturar a atenção dos estudantes é constante, mas também reconhecemos as dúvidas e resistências que podem surgir ao pensar em integrar jogos ao ensino tradicional. Será que os jogos podem realmente levar ao aprendizado? Como garantir que não se tornem apenas uma distração? Neste workshop vamos juntos desmistificar o uso dos jogos educacionais, mostrando como eles podem ser uma ferramenta poderosa para enriquecer suas aulas, sem comprometer a seriedade e a profundidade do conteúdo. Descubra como transformar suas aulas com jogos e simuladores que vão além do entretenimento e geram o efetivo aprendizado, resgatando o prazer de aprender.

 

Objetivo Geral: Este workshop busca capacitar docentes para utilizar jogos como ferramenta de ensino no contexto de graduação, pós-graduação e educação corporativa.

  1. Introdução aos Jogos Educacionais
    • Conceito de jogos educacionais e sua aplicação no ensino de adultos e jovens adultos.
    • Benefícios e desafios do uso de jogos na sala de aula.
    • Visão geral dos diferentes tipos de jogos educacionais: jogos de tabuleiro, videogames, role-playing games (RPGs), jogos de simulação, gamificação, etc.
  2. Teoria dos Jogos e Aprendizagem
    • Princípios da teoria dos jogos e como eles se aplicam à educação.
    • Como os jogos podem promover o engajamento, a motivação e a aprendizagem ativa.
  3. Seleção e Avaliação de Jogos Educacionais
    • Critérios para a seleção de jogos educacionais.
    • Análise de exemplos de jogos adequados para adultos e jovens adultos em diferentes contextos (graduação, pós-graduação, educação corporativa).
    • Como avaliar o impacto dos jogos no processo de aprendizagem.
  4. Implementação de Jogos em Sala de Aula
    • Planejamento e preparação: como integrar jogos ao currículo e ao plano de aula.
    • Gerenciamento de sala de aula: como facilitar o jogo e gerenciar a dinâmica da sala de aula.
    • Feedback e avaliação: como dar feedback aos alunos e avaliar seu aprendizado a partir dos jogos.
  5. Design de Jogos Educacionais
    • Introdução ao design de jogos educacionais.
    • Etapas do design de um jogo educacional: definição dos objetivos de aprendizagem, seleção da mecânica do jogo, design de regras e cenários, teste e iteração.
    • Atividade prática: design de um jogo educacional simples.
  6. Apresentação dos Jogos Desenhados
    • Apresentação dos jogos desenhados pelos participantes.
    • Discussão e feedback sobre os jogos apresentados.
  7. Conclusão e Planejamento Futuro
    • Reflexão sobre a experiência de aprendizagem e aplicação do conhecimento adquirido.
    • Planejamento de ações futuras para a implementação de jogos em sala de aula.
    • Avaliação do workshop.

Metodologia: O workshop será realizado em formato de oficina, com exposições teóricas, discussões em grupo, atividades práticas e compartilhamento de experiências. O ambiente será colaborativo, permitindo aos participantes aprender uns com os outros e com os facilitadores.

Público-alvo: Professores universitários, instrutores corporativos, educadores de adultos e jovens adultos e demais profissionais interessados no uso de jogos como ferramenta de ensino.

Duração: 6 horas.

Material necessário: Material didático (apresentações, guias de atividades), equipamento de projeção, acesso à internet, jogos educacionais para análise e material para prototipagem de jogos (papel, canetas, etc.).

Nota: A ementa do workshop pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas dos participantes.