Empresa
Na salaVIVA, transformamos o ambiente de aprendizagem em uma jornada vivencial. Nosso compromisso é proporcionar uma experiência educacional centrada no participante, onde cada momento em sala se torna uma vivência com significado, permitindo que professores e estudantes conectem prática e teoria, ação e reflexão de maneira integrada para seus desenvolvimentos.
Aprimorar o tempo em sala de aula: A salaVIVA acredita que o tempo em sala de aula é valioso e escasso, e deve ser utilizado com o que mais importa. Buscamos evitar as "Aulas Youtube", incentivando a adoção de métodos ativos de ensino que permitam aos estudantes aprender de forma mais significativa e envolvente, aproveitando ao máximo o tempo em que todos estão fisicamente juntos.
Promover a Dimensão Afetiva: Reconhecemos a importância da inclusão dos objetivos de aprendizagem da Dimensão Afetiva, conforme estabelecido na taxonomia de Bloom. Buscamos valorizar atitudes, valores e emoções no processo de ensino-aprendizagem, equilibrando-os com os objetivos cognitivos. Ao fazer isso, visamos criar experiências de aprendizado mais ricas e completas para os estudantes.
Capacitar docentes no uso de jogos como ferramenta de ensino: A salaVIVA entende que muitos professores não foram adequadamente capacitados para utilizar jogos como ferramenta pedagógica. Nosso objetivo é oferecer orientações e recursos que auxiliem os docentes na incorporação de jogos em suas práticas de ensino, garantindo que as vivências sejam não só divertidas, mas também efetivas no alcance dos objetivos de aprendizagem.
Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe: Acreditamos que o trabalho em equipe e a colaboração são habilidades essenciais para o sucesso no mundo atual. Nosso objetivo é promover atividades e experiências que estimulem a cooperação entre os estudantes, incentivando-os a desenvolver habilidades interpessoais e de resolução de problemas.
Incentivar a aprendizagem autônoma e o pensamento crítico: A salaVIVA busca estimular a autonomia e a responsabilidade dos estudantes no processo de aprendizagem. Nosso objetivo é oferecer oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades de pensamento crítico e reflexão, tornando-se aprendizes independentes e capazes de enfrentar desafios no futuro.
Ao perseguir esses objetivos, a salaVIVA se compromete em fornecer uma abordagem educacional inovadora e eficaz, buscando aprimorar constantemente as práticas pedagógicas e oferecer suporte tanto aos estudantes quanto aos docentes.
O ano era 2000. A onda do empreendedorismo digital inundava o mundo e quatro jovens engenheiros, inspirados em criar algo significativo, decidiram embarcar em uma jornada: fundar a salaVIVA.
O sonho era ousado para a época: uma rede social para universitários. Motivados pelo bom desempenho na competição de planos de negócios organizada E-Cobra (Banco Itau, Intel, Itautec, McKinsey, BOL e UOL), acreditavam que podiam transformar esse projeto em realidade. Mas como em todo processo de aprendizado, obstáculos surgiram. A bolha da internet estourou e o cenário de investimentos ficou adverso. A captação de recursos, comprometida. O plano inicial naufragou, mas a determinação dos empreendedores permaneceu.
Precisavam reformular a rota. Decidiram, então, partir para um sistema de apoio ao ensino presencial, o salaVIVA-SEP. A empreitada, porém, também não decolou. Apesar da frustração, o espírito inovador dos fundadores não se rendeu. Enquanto isso, trilhavam um novo caminho: o inspirador mundo dos jogos educativos. Adaptaram o Politron, um jogo de gestão industrial, para a web. Foi um desafio e tanto, já que a internet engatinhava. Ensinar por meio de jogos online era algo totalmente disruptivo na época.
Em 2001, os ventos sopraram a favor. A salaVIVA foi selecionada para a prestigiosa incubadora da USP, o CIETEC. Um marco que trouxe novo fôlego ao time. No ano seguinte, uma parceria crucial foi firmada. Passaram a fornecer o Politron para a Fundação Vanzolini, permitindo que centenas de alunos experimentassem o aprendizado vivencial baseado em jogos e simulações. E as ondas de inovação continuaram. Em 2003, criaram a "Trilha Gantt", treinamento que transformava gestores em protagonistas de situações reais de projetos. Uma imersão que desenvolvia habilidades conceituais, comportamentais e de trabalho em equipe numa trilha de regularidade em ambiente de intenso contato com a natureza.
Em 2006, a empresa começou sua trilha internacional e trabalhar com jogos de importantes universidades norte americanas, inicialmente o Benihana de Harvard, voltado para a gestão de operações de serviços. E mais tarde, em 2013, adicionou ao seu portfólio o jogo de gestão de recursos renováveis, Fishbanks, nas versões do System Dynamics Society para computador e do MIT Sloan para web.
A busca por aprimoramento não cessou. Em 2015, adaptaram o Politron ao Moodle. E em 2020, o automatizaram para uso autônomo por outras instituições. No mesmo ano, mergulharam em novas águas com o lançamento do primeiro jogo de tabuleiro da salaVIVA, o SELL.fish, que é voltado para àrea de sustentabilidade. Em 2022, ainda na área de sustentabilidade assumiram um propósito ousado: ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas. Incorporaram o 2Tonnes e o Climate Fresk, treinamentos franceses sobre o tema.
Ao longo de mais de duas décadas, a salaVIVA trilha uma jornada rica em aprendizados. Experimentou caminhos, enfrentou obstáculos, levantou-se após quedas e sempre buscou inovar. Essa trajetória moldou sua essência: a crença no poder transformador da aprendizagem pela experiência. A certeza de que, quando provocadas por desafios engajadores, pessoas e organizações revelam seu maior potencial.
Novos capítulos podem ser escritos por todos que compartilham a paixão por explorar novos territórios do aprendizado. Junte-se a nós nesta jornada sem fim, onde a próxima trilha ainda está por vir.