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O que é Aprendizado Baseado em Jogos?

No cenário em evolução da educação, o aprendizado baseado em jogos surgiu como uma ferramenta potente para envolver os alunos e aprimorar a experiência de aprendizado. Mas o que exatamente é o aprendizado baseado em jogos e por que ele é eficaz?

O aprendizado baseado em jogos refere-se ao uso de jogos para apoiar os processos de ensino e aprendizagem. Não se trata apenas de jogar jogos em uma sala de aula, mas de integrar mecânicas e princípios de jogos na experiência de aprendizado. Esta abordagem capitaliza a natureza inerente dos jogos de desafiar, envolver e recompensar os jogadores, tornando o processo de aprendizagem mais interativo e memorável.

Uma das teorias fundamentais que apoiam o aprendizado baseado em jogos é a teoria da aprendizagem experiencial, proposta por David Kolb. Segundo Kolb, a aprendizagem é um processo contínuo baseado na experiência. Seu ciclo de aprendizagem compreende etapas em que os alunos primeiro passam por uma experiência concreta, ou a fase de “fazer”. Nos jogos, isso pode ser um jogador navegando por um desafio ou cenário. Após isso, há a observação reflexiva, onde, após a experiência, o aprendiz reflete sobre o que aconteceu, semelhante a um jogador pensando sobre suas ações e o resultado do jogo. Essa reflexão leva à conceptualização abstrata, onde, com base nas reflexões, o aprendiz forma teorias ou conceitos. Em um jogo, isso pode envolver estratégias ou planejamento para desafios futuros. Finalmente, há a experimentação ativa, onde o aprendiz aplica seu novo entendimento em novas situações. Em termos de jogo, é onde um jogador testa uma nova estratégia ou abordagem.

Para que a aprendizagem seja eficaz, o envolvimento é crucial. Os jogos, com sua natureza interativa, narrativas, desafios e recompensas, são inerentemente envolventes. Eles capturam a atenção, motivam a ação e fornecem feedback imediato, todos essenciais para uma aprendizagem profunda e significativa. Além do ciclo de Kolb e do envolvimento, os jogos oferecem várias outras vantagens. Eles fornecem um ambiente livre de riscos onde os alunos podem cometer erros, aprender com eles e tentar novamente sem consequências no mundo real. Os jogos dão feedback instantâneo, permitindo que os alunos ajustem suas estratégias e compreendam conceitos mais rapidamente. Muitos jogos se adaptam ao nível de habilidade do jogador, garantindo que os desafios não sejam nem muito fáceis nem muito difíceis. Além disso, jogos multiplayer promovem trabalho em equipe, comunicação e resolução colaborativa de problemas.

No entanto, embora os jogos ofereçam inúmeros benefícios, existem potenciais armadilhas. Se não forem bem projetados, os jogos podem se tornar mero entretenimento, desviando a atenção dos objetivos de aprendizagem. A dependência exclusiva de jogos pode limitar a exposição a outros métodos de ensino eficazes. Para mitigar esses riscos, os educadores devem ser criteriosos em sua escolha de jogos, garantindo alinhamento com os objetivos de aprendizagem. Eles devem equilibrar o aprendizado baseado em jogos com outros métodos e sempre estar atentos ao conteúdo e contexto em que o jogo é usado. Por fim, o desenho das atividades de fechamento e discussão dos jogos são a etapa principal e tipicamente negligenciada por professores menos experientes no uso dessa metodologia.

Em conclusão, o aprendizado baseado em jogos, quando implementado de forma ponderada, pode ser uma ferramenta poderosa no arsenal educacional. Ao aproveitar a natureza vivencial dos jogos, os educadores devem proporcionar experiências de aprendizagem com significado e verdadeiramente centradas nos estudantes. Acima de tudo essas experiências precisam estar fortemente conectadas aos objetivos de aprendizagem que se deseje desenvolver.

Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.